Vestibuol Menu
  Área de atuação
  Mundo do Vestibular
  Cursinhos
  Teste e Simulados
  Faculdades
  Resumos
  Enem
  Artigos



  Web Mail
E-mail
Senha
SIMULADOS
Express 3
Este teste contém 24 questões, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final. O tempo máximo de duração é de 40 minutos. Caso queira pegue nosso cronômetro na Home. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador trabalhando off-line.
Boa Sorte !

 Questões

01. Passando acetileno por um tubo de ferro, fortemente aquecido, forma-se benzeno (um trímero do acetileno). Pode-se calcular a variação de entalpia dessa transformação, conhecendo-se as entalpias de combustão completa de acetileno e benzeno gasosos, dando produtos gasosos. Essas entalpias são, respectivamente, −1256 kJ/mol de C2H2 e −3168 kJ/mol de C6H6.
Calcule a variação de entalpia, por mol de benzeno, para a transformação de acetileno em benzeno (∆H1).O diagrama abaixo mostra as entalpias do benzeno e de seus produtos de combustão, bem como o calor liberado na combustão (∆H2).

a)
∆H = 1200 kJ/mol
b)
∆H = 60 kJ/mol
c)
∆H = 6000 kJ/mol
d)
∆H = 600 kJ/mol
e)
∆H = 240 kJ/mol

02.  Indique, do mesmo diagrama acima, a entalpia de combustão completa (∆H3) do 1,5-hexadiino gasoso, produzindo CO2 e H2O gasosos. A entalpia de combustão do 1,5-hexadiino, em módulo e por mol de reagente, é maior ou menor do que a entalpia de combustão do benzeno?
a)∆H3 < ∆H2
b)
∆H3 > ∆H2
c)
∆H3 = ∆H2

03.Quando retiramos o primeiro elétron de um átomo neutro, no estado gasoso, podemos afirmar que:
a)Diminui a força de atração do núcleo sobre os elétrons restantes, portanto a primeira energia de ionização é sempre maior que a segunda.
b)Diminui a força de atração do núcleo sobre os elétrons restantes, portanto a primeira energia de ionização é sempre menor que a segunda.
c)Aumenta a força de atração do núcleo sobre os elétrons restantes, portanto a primeira energia de ionização é sempre maior que a segunda.
d)Se o segundo elétron estiver no mesmo nível de energia do primeiro, então a primeira energia de ionização será sempre igual à segunda.
e)Aumenta a força de atração do núcleo sobre os elétrons restantes, portanto a primeira energia de ionização é sempre menor que a segunda.

As questões de 4 e 5 se referem ao seguinte texto:
Tu amarás outras mulheres
E tu me esquecerás!
É tão cruel, mas é a vida. E no entretanto
Alguma coisa em ti pertence-me!
Em mim alguma coisa és tu.
O lado espiritual do nosso amor
Nos marcou para sempre.
Oh, vem em pensamento nos meus braços!
Que eu te afeiçoe e acaricie...

(Manuel Bandeira: A Vigília de Hero. In: O Ritmo Dissoluto. Poesia Completa e Prosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: José Aguilar, l967, p. 224.)

04.Há dois pronomes que exercem no texto mais de uma função sintática; um dos dois, entretanto, admite uma análise diferente que elimina essa duplicidade funcional. Desse modo, a única forma pronominal que exerce mais de uma função sintática, sem ambigüidade, é:
a)tu.
b)eu.
c)me.
d)nos.
e)te.

05.  Se usasse a forma de tratamento você para designar a segunda pessoa, Manuel Bandeira deveria mudar a flexão de alguns verbos. Esses verbos seriam, sem exceção, os seguintes:
a)Amar, ser (3º verso), marcar, afeiçoar.
b)Amar, esquecer, ser (5º verso), vir.
c)Ser (3º verso), pertencer, marcar, acariciar.
d)Ser (3º verso), pertencer, afeiçoar, acariciar.
e)Amar, pertencer, vir, afeiçoar, acariciar

06. Leia o texto: O cajueiro já devia ser velho quando nasci. Ele vive nas mais antigas recordações de minha infância: belo, imenso, no alto do morro, atrás de casa. Agora vem uma carta dizendo que ele caiu.
Eu me lembro do outro cajueiro que era menor, e morreu há muito mais tempo. Eu me lembro dos pés de pinha, do cajá-manga, da grande touceira de espadas-de-são-jorge (que nós chamávamos simplesmente "tala") e da alta saboneteira que era nossa alegria e a cobiça de toda a meninada do bairro, porque fornecia centenas de bolas pretas para o jogo de gude. Lembro-me da tamareira, e de tantos arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira que cobria o caramanchão, e dos canteiros de flores humildes, "beijos", violetas. Tudo sumira; mas o grande pé de fruta-pão ao lado de casa e o imenso cajueiro lá no alto eram como árvores sagradas protegendo a família. Cada menino que ia crescendo ia aprendendo o jeito de seu tronco, a cica de seu fruto, o lugar melhor para apoiar o pé e subir pelo cajueiro acima, ver de lá o telhado das casas do outro lado e os morros além, sentir o leve balanceio na brisa da tarde.
(Rubem Braga: Cajueiro. In: O Verão e as Mulheres. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1991, p. 84-5.)

Há, no trecho, um período que, situando os fatos no passado, sintetiza a oposição que permeia o texto inteiro na caracterização da mutabilidade das coisas. Assinale a alternativa que contém esse período.
a)Ele vive nas mais antigas recordações de minha infância: belo, imenso, no alto do morro, atrás de casa.
b)Eu me lembro do outro cajueiro que era menor, e morreu há muito mais tempo.
c)Eu me lembro dos pés de pinha, do cajá-manga, da grande touceira de espadas-de-são-jorge (que nós chamávamos simplesmente "tala") e da alta saboneteira que era nossa alegria e a cobiça de toda a meninada do bairro, porque fornecia centenas de bolas pretas para o jogo de gude.
d)Lembro-me da tamareira, e de tantos arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira que cobria o caramanchão, e dos canteiros de flores humildes, "beijos", violetas.
e)Tudo sumira; mas o grande pé de fruta-pão ao lado de casa e o imenso cajueiro lá no alto eram como árvores sagradas protegendo a família.

As questões de 7 a 9 se referem ao seguinte texto:

O esquema representa um experimento em que plantas semelhantes foram colocadas em tubos, com igual quantidade de água, devidamente vedados para evitar a evaporação. A planta do tubo A foi mantida intacta; a do tubo B teve suas folhas totalmente cobertas por uma camada de vaselina. Cada tubo mostra o nível da água no início do experimento (Ni) e no final (Nf).

 

07.  Por que os níveis da água ficaram diferentes nos tubos A e B?

a)No tubo A ocorre perda de água por transpiração da planta. No tubo B a transpiração é impedida pela presença da cobertura da vaselina.
b)No tubo B ocorre perda de água por transpiração da planta. No tubo A a transpiração é impedida pela presença da cobertura da vaselina.
c)
Nos dois tubos ocorre perda de água por transpiração da planta.
d)Nos dois tubos a transpiração é impedida pela presença da cobertura da vaselina.

08.Que estruturas da epiderme foliar tiveram seu funcionamento afetado pela vaselina?
a) O tratamento com vaselina afetou principalmente os vasos da epiderme.
b) O tratamento com vaselina afetou principalmente os folículos da epiderme.
c)O tratamento com vaselina afetou principalmente os estômatos da epiderme.
d) O tratamento com vaselina não afetou praticamente nada na epiderme.
e)n.d.a.

09. Qual o papel dessas estruturas da epiderme para que a planta realize fotossíntese?
a)Os vasos permitem a realização de trocas gasosas.
b)Os folículos permitem a entrada de CO2 utilizado na fotossíntese e a saída de O2, liberado no processo.
c)Os estômatos não permitem a realização de trocas gasosas.
d)Os estômatos permitem a realização de trocas gasosas: a entrada de CO2 utilizado na fotossíntese e a saída de O2, liberado no processo.
e)n.d.a.

10. A carreira de Justiniano como legislador iniciou-se logo após ter assumido o trono, quando resolveu fazer uma revisão e uma codificação do Direito existente, para harmonizá-lo às necessidades reais e servir como base legal para seu governo. Assim podemos apontar como incorreta a alternativa:
a)Redigida por uma comissão de juristas essa obra recebeu o nome de Corpus Juris Civilis.
b)O Codex, composto por doze livros, é uma revisão sistemática das leis desde os tempos do imperador Adriano.
c)As Institutas consistiam no resumo dos princípios do Direito para aprendizagem dos iniciantes.
d)Apesar de ser uma vasta obra do Direito, em nada contribuiu para a posteridade.
e)O Digesto ou Pandectas é uma obra que abrange as decisões dos maiores jurisconsultos romanos dos séculos II e III.

11.  A batalha de Poitiers (732) é um dos momentos cruciais da evolução política da Europa, pois:
a)terminou com a influência que o Império de Bizâncio exercia sobre a cultura da França.
b)representou a derrota naval dos turcos, que ameaçavam a primazia militar de Roma.
c)significou o fim da influência dos governantes merovíngios, com a implantação do feudalismo.
d)unificou a Gália Cisalpina, que passou a ser governada pelos carolíngios, impostos pela Igreja.
e)deteve a expansão das forças muçulmanas, graças à enérgica ação de Carlos Martel.

12. Entende-se por sistema feudal:
a)um sistema que aparece onde quer que a fraqueza do poder central condicione a necessidade de relação direta entre homens, com vistas à autoproteção.
b)um sistema que resulta da apropriação da terra e da utilização do trabalho servil por parte da camada senhorial.
c)um sistema de relações entre suseranos e vassalos hierarquicamente sobrepostos e que têm obrigações e direitos recíprocos.
d)um sistema baseado nas obrigações costumeiras devidas pelo servo ao seu senhor, sob a forma de produtos e serviços ou ainda com a comutação monetária dessas obrigações.
e)um sistema que demonstra atrofiamento de uma economia, resultante do isolamento engendrado por uma grande diminuição da produtividade.

13. Considere a equação matricial:

I) para que valores de m a equação tem solução única?
II) resolva a equação para m = 0

a) b)
c) d)

e) n.d.a.

14. Um dado, cujas faces estão numeradas de um a seis, é dito perfeito se cada uma das seis faces tem probabilidade 1/6 de ocorrer em um lançamento. Considere o experimento que consiste em três lançamentos independentes de um dado perfeito. Calcule a probabilidade de que o produto desses três números seja par:
a)7/8
b)7/6
c)8/7
d)6/7

15. Com base no exercício anterior calcule agora a probabilidade de que o produto desses três números seja múltiplo de 10:
a)1/5
b)1/3
c)2/3
d)3/5

As questões de 16 a 18 se referem ao esquema abaixo:


(Se necessário considera raiz de 5 = 2,2)

16. Determine a energia mecânica Q em J, dissipada na colisão:
a)1,6 . 103 J
b)1,6 . 104 J
c)16 . 103 J
d)8 . 104 J
e)n.d.a.

17. Determine a energia cinética E em J, imediatamente antes de AB atingir o chão:
a)0,2 . 103 J
b)1,2 . 103 J
c)20 . 103 J
d)2,0 . 103 J
e)n.d.a.

18. Qual a velocidade com que os objetos chegam ao solo, no ponto de colisão ?
a)20 m/s
b)2,2 m/s
c)22 m/s
d)2 m/s
e)n.d.a.

Texto correspondente às questões 19 a 21.
$ 100 million diamond

 The world's most dazzling new diamond - weighing an incredible 273 carats - is unveiled by the famous diamond company De Beers. It's named the Centenary - and the flawless, top-quality gem is the third largest diamond in the world. Only two stones in the British Crown Jewels are larger. Although experts believe it's almost impossible to estimate the centenary's value, it's been insured for over $100 million. In it's rough form, the magnificent jewel weighed a staggering 599 carats. It took a team of specialists three years to prepare, cut and polish the stone.
De acordo com o texto acima:

19.  Traduza as palavras; to unveil, although, rough form e staggering :
a)desvendando, embora, forma bruta, surpreendente
b)desvendar, embora, forma bruta, espantoso
c)desvendar, embora, forma grotesca, surpreendente
d)desmascarar, embora, forma bruta, espantoso
e)desmascarando, embora, forma bruta, surpreendente

20.  Quais as duas maiores pedras que o "Centenary"?
a)Outras pedras encontradas com britânicos.
b)Somente as pedras Britânicas.
c)As duas pedras "Jewels" somente.
d)Duas pedras da Coroa Britânica.
e)n.d.a.

21. O que fez a equipe de especialistas que trabalhou o diamante?
a)Lapidou e poliu as pedras.
b)Prepararam para a lapidação.
c)Preparou, lapidou e poliu a pedra.
d)prepararam para o polimento da pedra.
e)n.d.a.

As questões de 22 a 24 se referem a figura abaixo:

O mapa apresenta a localização de vários sismos de grande magnitude. Analise-o e responda: 
22.
Por que ocorrem sismos ?
a)Os abalos sísmicos ocorrem principalmente por tectonismo, ou seja, em decorrência de desabamentos de placas.
b)Os abalos sísmicos (terremotos) ocorrem principalmente por tectonismo, ou seja, deslocamentos das placas tectônicas que colidem, gerando uma forte concentração de energia que se dissipa na forma de ondas sísmicas.
c)brusca redução das alternativas de exportação provocadas pela crise dos países socialistas.
d)ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho.
e)hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.

23. E quais as conseqüências dos sismos ?
a)
Os terremotos provocam desabamentos, incêndios, destruição de infra-estrutura.
b)P
rovocam grandes perdas materiais e humanas.
c)
Os terremotos provocam  incêndios, tsunamis (maremotos), etc.
d)Os terremotos provocam grandes perdas materiais e humanas em decorrência de desabamentos, incêndios, destruição de infra-estrutura, tsunamis (maremotos), etc.
e)Os sismos provocam poucas perdas visto que ocorrem nas camadas internas da terra.

24. Justifique a ausência de sismos de grande magnitude no Brasil.
a)O território brasileiro é de formação geológica nova e está localizado na porção central da placa tectônica sul-americana, área considerada assísmica.
b)
O Brasil é de formação geológica antiga e está localizado na porção Sul da placa tectônica sul-americana.
c)
O território brasileiro está localizado em área considerada assísmica.
d)O território brasileiro é de formação geológica antiga e está localizado na porção central da placa tectônica sul-americana, área considerada assísmica.
e)n.d.a.


Pontuação instantânea:  

 

 Gabarito do seu teste simulado express

01 - D             02 - B            03 - E            04 - C              05 - B

06 - E            07 - A            08 - C             09 - D             10 - D

11 - E            12 - D             13 - D             14 - A             15 - B

16 - A             17 - D             18 - C              19 - B             20 - D

21 - C             22 - B             23 - D              24 - D                        

 Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simuladoDivida-o pelo número de questõesMultiplique por 100.  Exemplo:  certas  12/24 = 0,5x100 = 50%

Se você obteve uma média acima de 30%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias
Fórum do Vestibular no Vestibuol

 
Educação a Distância
 


FÓRUM DO VESTIBULAR!
Faça parte de Fórum exclusivo sobre vestibular de uma rede se sites de vestibular com conteúdo único!
 
O Fórum é uma ferramenta para vestibulandos, professores, estudantes e interessados em geral sobre educação e vestibular.

Vestibuol





Vestibuol.com.br  -  O vestibulando OnLine

Desde 2002 trazendo conteúdo de vestibular - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por RR