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Express 2

Instruções para realização do teste

Este teste contém 24 questões, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final. O tempo máximo de duração é de 40 minutos. Caso queira pegue nosso cronômetro na Home. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador trabalhando off-line.
Boa Sorte !

 Questões

01. "A molécula NH3 apresenta entre os átomos ligações X. Estas ligações resultam do compartilhamento de Y que estão mais deslocados para um dos átomos, resultando molécula Z."
Completa-se o texto acima substituindo-se X, Y e Z, respectivamente, por:
a)iônicas, prótons e polar
b)covalentes, elétrons e apolar
c)iônicas, elétrons e apolar
d)covalentes, elétrons e polar
e)iônicas, prótons e apolar

02. Indique o par em que ambas as substâncias sejam polares:
a)H2O e CO2
b)CCl4 e CH4
c)H2O e CCl3H
d)SO2 e CH4
e)CH4 e H2O

03. O composto formado a partir das substâncias cálcio e cloro deve apresentar fórmula, ligação química e estado físico respectivamente:
a)CaCo, iônica, sólido.
b)CaCl3, covalente, líquido.
c)Ca2Cl, metálica, gasoso.
d)CaCo, iônica, líquido.
e)CaCl2, iônica, sólido.

04. Observe com atenção o fragmento abaixo:
I- Juca-Pirama
No meio das tabas de amenos verdores,
Cercadas de troncos – cobertas de flores,
Alteiam-se os tetos d’altiva nação;
São muitos seus filhos, nos ânimos fortes,
Temíveis na guerra que em densas coortes
Assombram das matas a imensa extensão.
São rudos, severos, sedentos de glória,
Já prélios incitam, já cantam vitória,
Já meigos atendem à voz do cantor:
São todos Timbiras, guerreiros valentes!
Seu nome lá voa na boca das gentes,
Condão de prodígios, de glória e terror!
(....) (DIAS, Gonçalves. “I-Juca-Pirama”. In: RIEDEL, Dirce. Literatura brasileira em curso. Rio de Janeiro, Bloch, 1969, p. 311)

Reflita sobre as tendências da poesia romântica indianista e assinale a alternativa que NÃO confirma a visão idealizada do poeta em relação ao indígena brasileiro:
a)O índio de Gonçalves Dias ganhou o tom dos valorosos cavaleiros medievais e reafirmou o sentimento nacionalista de nosso Romantismo.
b)O poeta romântico transformou o silvícola em um dos símbolos da autonomia cultural e da superioridade da nação brasileira.
c)O poema gonçalvino enalteceu e preservou as tradições indígenas brasileiras, incorporando-as ao orgulho nacional.
d)"I-Juca-Pirama” expressa o nacionalismo de seu autor, que, ao idealizar a coragem e o heroísmo do índio brasileiro, atribuiu-lhe também alguns distúrbios de personalidade.
e)A poesia romântica indianista resgatou o passado histórico do Brasil e valorizou a bravura de seus habitantes naturais

05. A valorização da mulher, característica presente em diversas Escolas Literárias, também está presente no Barroco. Assinale o(s) fragmento(s) dos textos de Gregório de Matos que revelam a característica mencionada:
1- “Sete anos a Nobreza da Bahia
Serviu a uma Pastora Indiana, e bela,
Porém serviu à Índia, e não a ela,
Que à Índia só por prêmio pretendia.”
2- “Não vi na minha vida formosura,
Ouvia falar nela cada dia,
E ouvida, me incitava, e me movia
A querer ver tão bela arquitetura.”
3- “Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada.
Cobrai-a, e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.”
4- “Rompa todo o criado em um gemido,
Que é de ti, mundo? Onde tens parado?
Se tudo neste instante está acabado,
Tanto importa o não ser, como o haver sido.”
5- “Quem a primeira vez chegou a ver-vos,
Nise, e logo se pôs a contemplar-vos,
Bem merece morrer por conservar-vos
E não poder viver sem merecer-vos.”
a)Só o 2º fragmento.
b)Só o 3º fragmento.
c)Os fragmentos 1 e 2.
d)Os fragmentos 2, 3 e 5.
e)Os fragmentos 2 e 5.

06.  Assinale a alternativa em que o termo em destaque exprime uma circunstância de modo:
a)Ela estava com soluço. [...] E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia...
b)Que fazer com uma menina ruiva com soluço?
c)Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária.
d)O que salvava era uma bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava-a com um amor conjugal já habituado, apertando-a contra os joelhos.
e)[...] lá estava a menina que viera ao mundo para ter aquele cachorro. Ele fremia suavemente, sem latir.

07. Na fase da mitose denominada anáfase, as cromatides irmãs:

a)separam-se e migram para os pólos opostos da célula.
b)ligam-se entre si pelo centrômero.
c)duplicam-se para originar os cromossomos filhos.
d)dispõem-se na placa equatorial, ligadas ao fuso acromático.

08. Uma mulher daltônica e portadora do gen para hemofilia, casou-se com um homem normal que tem pai hemofílico e daltônico e mãe normal não portadora para estas características. Podemos supor, então, que:
a)os filhos e as filhas serão todos daltônicos, mas só os filhos serão daltônicos e hemofílicos.
b)algumas filhas serão daltônicas e todos os filhos serão daltônicos, mas nenhum será hemofílico.
c)todos os filhos serão daltônicos, mas só alguns serão hemofílicos; no entanto , as filhas não serão daltônicas e nem hemofílicas.
d)algumas filhas serão daltônicas e alguns filhos serão hemofílicos.
e)os filhos serão todos hemofílicos e daltônicos e algumas filhas serão portadoras de gen para hemofilia.

09. A membrana plasmática apresenta, entre outras características, a semipermeabilidade, selecionando, assim, a entrada e saída de substâncias líquidas e sólidas através dela.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETAS em relação aos tipos de transporte através da membrana plasmática.
I - O transporte ativo implica, necessariamente, gasto de energia.
II - Osmose é o processo de passagem de água do meio mais concentrada para o menos concentrado.
III - Transporte passivo é a passagem natural de pequenas moléculas e íons pela membrana plasmática.
IV - Na difusão facilitada, apesar de não haver consumo de energia, ocorre a participação de moléculas proteicas especiais, chamadas permeases.
V - Na fagocitose ocorre o englobamento de substâncias sólidas através da membrana.
a)I, II, III, e V
b)II, III, IV e V
c)I, III, IV e V
d)I, II, IV e V
e)I, II, III e IV

10. Durante o período da "República Velha", destacou-se pelos seus feitos na saúde pública, o notável médico "Oswaldo Cruz", entre suas realizações temos:
a)extinção da esquistossomose na cidade de Santos
b)descoberta do vírus da raiva
c)combate à tuberculose em Minas Gerais
d)a erradicação da febre amarela, varíola e peste bubônica no Rio de Janeiro
e)nenhuma das anteriores

11. As afirmativas abaixo, menos uma (que deve ser assinalada), referem-se à França no século XVI:
a)os reinados de Francisco I e Henrique II representaram uma etapa de grande reforçamento do poder real;
b)O Edito de Nantes, promulgado por Henrique IV, assegurou a liberdade de culto aos protestantes e igualdade de direito civis e políticos em relação aos católicos;
c)extinguiu-se a dinastia de Valois e subiu ao poder a dinastia Bourbon;
d)as Guerras de Itália, sujeitas a alternativas, não impediram a manutenção de preponderância dos Habsburgo na Península Italiana apesar as ambições francesas sobre Milão, Savóia e outros territórios italianos;
e)nenhuma das respostas anteriores

12. Dentre as causas da Primeira Guerra Mundial destacam-se:
a)A progressiva influência da Alemanha no Oriente Médio, como definida, por exemplo, no projeto da ferrovia Berlim-Bagdá - A política nacional-socialista de Mussolini - O Fracasso da Liga das Nações;
b)a divisão da Europa em dois grandes blocos, liderando a Alemanha a Tríplice Entente - Anexação da Bósnia Herzegovina pela Rússia - A política de Guilherme II em relação ao Marocos;
c)a insatisfação gerada pela Paz de Versalles - A corrida armamentista entre as grandes potências - O episódio de Sarajevo;
d)a concorrência das grandes potências - A crescente rivalidade entre Áustria e a Sérvia, decorrente da política das nacionalidades - A rivalidade de Franco-Alemã alimentada pela questão da Alsácia e Lorena;
e)a "Weltpolitik" de Guilherme II, ameaçado dos interesses imperiais da Inglaterra - O fracasso da Liga das Nações - A partilha da África pela Conferência de Berlin.

13. Calcule o valor da expressão:
       
a)2
b)7
c)3
d)1
e)4

14. Um cilindro reto de altura h e raio da base r está inscrito em um cone circular reto de altura H e o raio de base R. Sendo R = 2 . r, determine a relação entre seus volumes:
a)3:8
b)3:6
c)3:2
d)3:4

15. Pelas extremidades A e B de um segmento AB traçam-se perpendiculares, e sobre elas tomam-se os segmentos AC = 2 cm e BD = 3 cm. Em AB toma-se o ponto E, tal que os ângulos  AÊC e BÊD  sejam congruentes.
Calcule os comprimentos dos segmentos AE e BE, sabendo-se que AB = 10 cm:
a)AE = 5 cm e BE = 4 cm
b)AE = 4 cm e BE = 6 cm
c)AE = 6 cm e BE = 5 cm
d)AE = 4 cm e BE = 3 cm

16. Os corpos A, B e C têm massas iguais. Um fio inextensível e de massa desprezível une o corpo C ao B, passando por uma roldana de massa desprezível. O corpo A está apoiado sobre o B. Despreze qualquer efeito das forças de atrito. O fio f mantém o sistema em repouso. Logo que o fio f é cortado, as acelerações aA, aB e aC dos corpos A, B e C serão:

a)aA = 0; aB = g/2; aC = g/2
b)aA = g/3; aB = g/3; aC = g/3
c)aA = 0; aB = g/3; aC = g/3
d)aA = 0; aB = g; aC = g
e)aA = g/2; aB = g/2; aC = g/2

17. Uma jovem, repousando à margem de um canal, observa uma garrafa levada pela correnteza com velocidade Vg e um barquinho B preso às margens por fios fixados nos pontos M e N. No canal se propaga uma onda com velocidade v0 > vg no mesmo sentido que a correnteza. Todas as velocidades são medidas em relação à jovem. A distância entre cristas sucessivas da onda, representadas no desenho por c1, c2 e c3, é L. A jovem vê então a garrafa e o barquinho oscilando para cima e para baixo com freqüências fg e fb que valem:

a)Fg = (Vo + Vg)/L e Fb=Vo/L
b)Fg = (Vo - Vg)/L e Fb=(Vo + Vg)/L
c)Fg = Vo/L e Fb=(Vo - Vg)/L
d)Fg = (Vo - Vg)/L e Fb=Vo/L
e)Fg = Vo/L e Fb=Vo/L

18. Dois recipientes de material termicamente isolante contém cada um 10g de água a 0oC;C. Deseja-se aquecer até uma mesma temperatura os conteúdos dos dois recipientes, mas sem misturá-los. Para isso é usado um bloco de 100g de uma liga metálica inicialmente à temperatura de 90oC;. O bloco é imerso durante um certo tempo num dos recipientes e depois transferido para o outro, nele permanecendo até ser atingido o equilíbrio térmico. O calor específico da água é dez vezes maior que o da liga. A temperatura do bloco, por ocasião da transferência, deve então ser igual a:
a)10oC
b)40oC
c)60oC
d)20oC
e)80oC

Texto correspondente às questões 19 a 21.
Why do bees fuss about so much when they fly, instead of forming a tidy flock like birds? Birds flying in a flock Keep to a highly ordered pattern, whereas a swarm of bees is a cloud of chaos. This difference has long puzzle scientists, but now a team of Japanese researchers had come up with a simple mathematical model to explain it [The researchers] began with a simple analogy. Stars in a galaxy move under the influence of each other's gravity in a way that can be described by Newton's Iaws. Identify the influences felt by an insect or bird, the researchers reasoned, and is flying patterns should be just as easy to predict. [ Adapted from New Scientist, 15 June 1996] 
De acordo com o texto acima:

19.  
a)os cientistas acreditam que as abelhas não gostam de voar em grupo.
b)ao voarem em grupo, as abelhas não se posicionam de forma ordenada.
c)ao aproximar-se de um bando de aves, um enxame de abelhas transforma-se em uma nuvem de caos.
d)as aves agitam-se tanto quanto as abelhas durante o vôo.
e)quanto maior o bando de aves, mais ordenado é seu vôo.

20.  
a)as leis de Newton descrevem algumas influências sentidas por um inseto ou ave durante o vôo.
b)é impossível prever se o vôo de um grupo de insetos ou de aves será ordenado ou caótico.
c)é mais fácil prever a posição dos insetos ou de aves durante o vôo do que a das estrelas em uma galáxia.
d)algumas influências sentidas por um inseto ou ave, durante o vôo, são análogas às experimentadas pelas estrelas em uma galáxia.
e)conhecidas as influências que afetam cada ave ou inseto, a organização de vôo do grupo torna-se previsível.

21. A forma correta do singular de "Why do bees fuss about so much when they fly?" é:
a)Why does bee fuss about so much when it fly?
b)Why do an bee fusses about so much when it flies?
c)Why does a bee fus about so much when it flies?
d)Why does the ee fuss about so much when it fly?
e)Why does and bee fusses about so much when it flies?

22. Apesar da industrialização, os países latinos americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia mundial capitalista. Esta dependência deve-se, principalmente, á:
a)ausência generalizada de medidas que incentivem a integração econômica, através da criação de blocos regionais.
b)necessidade de fluxos de capitais internacionais para incrementar as atividades econômicas nacionais.
c)brusca redução das alternativas de exportação provocadas pela crise dos países socialistas.
d)ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho.
e)hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.

23. Pelo Tratado de Assunção, que estabeleceu o alicerce para a formação do  MERCOSUL, a partir de 1o. de janeiro de 1995 as mercadorias passaram a circular livremente entre os quatro países:
a)Chile, Argentina, Bolívia e Paraguai
b)Brasil, Peru, Venezuela e Guianas
c)Colômbia, Peru, Bolívia e Brasil
d)Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai
e)Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru.

24. Dos países mencionados a seguir, qual não possui predomínio da língua portuguesa?
a)Angola
b)Moçambique
c)Guiné-Bissau
d)São Tomé e Príncipe
e)Nigéria


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Pegue o número de pontos você acertou no simuladoDivida-o pelo número de questões Multiplique por 100.  Exemplo:  certas  12/24 = 0,5x100 = 50%

Se você obteve uma média acima de 30%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

 
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