Vestibuol Menu
  Área de atuação
  Mundo do Vestibular
  Cursinhos
  Teste e Simulados
  Faculdades
  Resumos
  Enem
  Artigos



  Web Mail
E-mail
Senha
 
SIMULADOS
Express 7
Este teste contém 24 questões, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final. O tempo máximo de duração é de 40 minutos. Caso queira pegue nosso cronômetro na Home. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador trabalhando off-line.
Boa Sorte !

 Questões

01. Os planetas que formam o sistema solar giram em órbitas diferentes em torno do Sol. O planeta Júpiter tem uma massa aproximadamente 300 vezes maior que a da Terra e descreve uma órbita em torno do Sol, a uma distância média 5 vezes maior que a distância média da Terra ao Sol. Determine a razão Fj/FT entre a força gravitacional com que o Sol atrai Júpiter e a força gravitacional com que o Sol atrai a Terra. Dados iniciais: g = 10 m/s2
a)
10
b)
15
c)
20
d)12

e)50

02.  Com o auxílio de uma lente convergente, na posição 1, a imagem do filamento de uma lâmpada incandescente é projetada sobre uma tela, como mostra a figura a seguir.

Mantendo-se fixas a posição da lâmpada e a da tela, verifica-se experimentalmente que uma nova imagem do filamento sobre a tela é obtida quando a lente passa para a posição 2. As posições 1 e 2 estão separadas pela distância d. Sendo D a distância entre a lâmpada e a tela, podemos afirmar que a distância focal da lente é igual a:
a)(D - d) / 4d
b)(D - d) / 4D
c) 2D - d

03. A velocidade é uma grandeza:
a)escalar
b)algébrica
c)modular
d)numérica
e)vetorial

Use o texto a seguir para resolver as questões 4 e 5

O valor da diferença entre as eletronegatividades dos átomos participantes de uma ligação química indica a natureza dessa ligação. A seguir temos uma tabela em que constam os valores das eletronegatividades de diversos elementos:

elemento    	eletronegatividade

   Na			0,9
   Li			1,0
   H			2,1
   P			2,1
   Br			2,8
   Cl			3,0
Para os átomos dos elementos acima, podemos dizer que se o valor da diferença entre as eletronegatividades de cada um dos dois átomos envolvidos na ligação química:
· for igual a zero: ligação covalente apolar;
· for maior do que zero e menor ou igual a 1,0: ligação covalente polar;
· for maior do que 1,0 : ligação iônica;

04. Com base no texto anterior, você diria que ligações covalentes polares típicas se estabelecem entre os átomos de:
a)
Li e Br
b)
Cl e Cl
c)
H e Cl
d)
Cl e Li
e)
Li e H

05.  A água pura é má condutora de eletricidade. Quando nela dissolvemos compostos iônicos, forma-se uma solução iônica - boa condutora de eletricidade. Dos compostos a seguir, aquele que, em água, seguramente torna o meio bom condutor de eletricidade é:
a)PH3
b)NaCl
c)CH4
d)O2
e)H2

06. As unidades constituintes dos sólidos óxido de magnésio, iodo e platina são, respectivamente:
a)moléculas, átomos e íons
b)átomos, íons e moléculas
c)íons, átomos e moléculas
d)moléculas, íons e átomos
e)íons, moléculas e átomos

07.  O número de vértices de um poliedro convexo de sete faces, sendo duas pentagonais e cinco quadrangulares é:
a)(02) 10
b)(03) 14
c)(04) 17
d)(05) 20

08. Considere a P.A. de razão r dada por (an) = (log4, log12, log36, ... ). Sendo a22 = k, determine 10k+r / 320 .
a)26
b)16
c)36
d)46
e)64

09. Se f(g(x)) = 5x – 2 e f(x) = 5x + 4, determine a função g(x).
a)g(x) = x – 5/6.
b)
g(x) = x + 6/5.
c)
g(x) = x + 5/6.
d)g(x) = x – 6/5.
e)n.d.a.

10.  Observe a representação das redes hídricas a seguir:

Assinale a alternativa correta:
a)A área I corresponde a uma depressão do relevo.
b)As áreas de maior altitude e de maior declividade correspondem, respectivamente, a I e III.
c)As áreas de maior declividade e de maior altitude correspondem, respectivamente, a I e III.
d)As áreas de maior declividade e de maior altitude correspondem, respectivamente, a II e I.
e)As áreas de maior declividade e de maior altitude correspondem, respectivamente, a I e II.

11.  Embora tenha uma das maiores extensões litorâneas do planeta, o Brasil é considerado um país continental, dada a sua grande extensão que se prolonga para áreas interiores que distam até 4320 km de suas fronteiras terrestres. Assinale a alternativa que apresenta as considerações corretas:
a)Com exceção dos países localizados em ilhas, todos os demais países são considerados países continentais e apresentam algum tipo de riqueza mineral.
b)Embora tenha riqueza mineral, o Brasil não pode ser considerado um país continental, pois apresenta uma vasta maritimidade por conta de sua extensa orla litorânea.
c)O Brasil, por ser um país continental, apresenta clima tropical e diversificação de minérios em seu território.
d)A variação climática e a existência de várias faixas de fusos horários são características latitudinais de países continentais.
e)Entre as principais características de um país com dimensões continentais pode-se citar: a possibilidade de ocorrência de diversos minérios, diversos faixas de fusos horários e variação climática.

12. Leia atentamente o texto abaixo:
Há exatamente 25 anos, tanques do Vietnã do Norte ... entravam no Palácio Presidencial de Saigon, no Vietnã do Sul, declarando vitória sobre os Exércitos sul-vietnamita e norte-americano. ... O saldo numérico de mais de 2 milhões de vietnamitas e mais de 58 mil norte-americanos mortos diz um pouco, mas nem tudo, sobre as sequelas da guerra. ... Entre os próprios norte-americanos, ainda se debate o quão profundas foram as marcas deixadas pela guerra.
("Vietnã ainda motiva reflexão nos EUA", Folha de S. Paulo, 30. abr. 2000, p. 1-18.)
Sobre o envolvimento dos Estados Unidos na "Guerra do Vietnã", podemos afirmar que:
a)A Guerra do Vietnã já é coisa do passado na História dos Estados Unidos, pois não teve quase importância para o país se considerarmos os principais conflitos em que eles se envolveram desde a Segunda Guerra Mundial.
b)A intervenção norte-americana no conflito não causou nenhuma repercussão na economia interna norte-americana, pois os gastos com a Guerra foram insignificantes sem com isso abalar a paz norte-americana.
c)A vitória norte-americana na guerra deram aos Estados Unidos mais prestígio frente aos demais países no cenário internacional.
d)Apesar de vitorioso, o Vietnã do Norte sofreu pesadas perdas humanas e materiais, além do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos entre 1974 e 1994.
e)Nessa Guerra os Estados Unidos tentaram poupar o máximo possível a vida dos civis, evitando o massacre da população vietnamita.

13.  O esquema abaixo demonstra o fenômeno da osmose. No início do experimento, há uma solução de glicose de 50% dentro de um recipiente envolvido por uma membrana que é impermeável à glicose mas não à água.

A variação da taxa osmótica em função do tempo, no sistema envolvido por membrana, está representada precisamente pelo seguinte gráfico:

a) b)
c) d)

e) n.d.a.

14.  Que quantidade de energia está disponível para os consumidores primários de uma comunidade?
a)A porção de energia incorporada às substâncias químicas existentes na planta.
b)A porção de energia utilizada pela respiração celular do vegetal.
c)A porção de energia transformada em calor durante as reações químicas das células do vegetal.
d)Toda a energia incorporada à fotossíntese durante a vida do vegetal.

15. Considere a afirmação:
"O ciclo de vida se completa em um único hospedeiro".Trata-se de:

a)
"Taenia sollium".
b)
"Ascaris lumbricoides".
c)
"Schistosoma mansoni".
d)
"Trypanosoma cruzi".

16.  "Do rei os donatários não recebiam mais do que a própria terra e os poderes para conquistá-la".
Eduardo Bueno - Capitães do Brasil Assinale a alternativa correta sobre o sistema de colonização citado no texto.
a)As lutas contra nativos, longas distâncias, falta de recursos, levaram o sistema ao fracasso; embora seu legado como o latifúndio e a estrutura social excludente tenham sido duradouros em nosso país.
b)Financiado totalmente peio governo português, fracassou em virtude da péssima administração.
c)Pernambuco e São Vicente foram as capitanias bem sucedidas, graças ao apoio francês ao comércio do açúcar e extrativismo de pau-brasil.
d)O sistema de capitanias tinha por objetivo solucionar a questão demográfica em Portugal, deslocando para a colônia o excedente de população.
e)A excelente situação econômica de Portugal facilitou o apoio aos donatários que reproduziram no Brasil o sistema feudal europeu.

17.  Até o século VI da nossa era a Península Arábica era habitada por centenas de povos, boa parte dos quais eram nômades, que viviam constantemente em guerras entre si. A unidade política se deu através da unificação religiosa daquelas populações em torno da religião pregada por Maomé (570 a 632), que misturava uma série de preceitos do cristianismo, do judaísmo e das religiões tradicionais árabes. Um dos aspectos em comum que a religião de Maomé tinha com o cristianismo era:
a)A idéia da separação entre religião e política.
b)A negação dos valores religiosos contidos no Velho Testamento.
c)A aceitação de Jesus Cristo como Deus.
d)O monoteísmo.
e)A condenação das atividades comerciais e de empréstimo de dinheiro a juros, ou seja, usura.

18. Sobre o Período Napoleônico é correto afirmar que:
a)Portugal, tradicional aliado da França, foi um dos primeiros países a aderir ao Bloqueio Continental em troca da ajuda na transferência da família real para a colônia Brasil.
b)a ascensão do império de Bonaparte foi concretizada a partir dos acordos políticos na Península Ibérica, evitando as lutas nacionalistas e oposicionistas.
c)de uma maneira geral, pode ser apontado como o momento em que se consolidaram as instituições burguesas na França.
d)o império foi marcado pelos acordos de paz com a Inglaterra, que via na França uma aliada na propaganda da mentalidade capitalista burguesa.
e)as campanhas napoleônicas apoiaram o movimento denominado Conjura dos Iguais e disseminaram os ideais do proletariado revolucionário francês.

Leia os quadrinhos abaixo para as questões de inglês

19.  Marque a alternativa correta em relação aos quadrinhos:
a)Snoopy parece chateado porque está com dor de estômago;
b)Snoopy se recusa a comer porque Charlie Brown não se desculpa da maneira que ele gostaria;
c)Charlie Brown percebe que Snoopy se recusa a comer e implora para que ele o faça;
d)no final, Charlie Brown fica deprimido por ter-se atrasado com a comida de Snoopy.

20.  Em certo momento da história, Charlie Brown afirma poder ser “as stubborn as” Snoopy. Isso quer dizer que uma das características de Snoopy é:
a)a paciência
b)a agressividade
c)o sarcasmo
d)a teimosia

Text II

Taxi tales
As a cabdriver, I was dispatched one night along with another taxi to pick up a group of hearing-impaired passengers. After they got in, I noticed that the interior light went on in the other cab and stayed on throughout the trip. Then, when the passengers got out, they waved and blew kisses at the driver. Curious, I got out to ask her what had happened. She showed me a note she had given her passengers. On it she had written, “Do you want me to leave the light on so you can see to talk?”
(From “Reader’s digest”, June 2001)

21.  A luz interior de um dos táxis foi mantida acesa:
a)para que os passageiros pudessem observar melhor a motorista;
b)para que a motorista pudesse ver melhor o que os passageiros faziam durante o trajeto;
c)porque os passageiros se comunicavam por gestos;
d)porque os passageiros estavam assustados com o aviso dado pela motorista.

22.   Leia atentamente o texto abaixo. Em seguida, assinale a alternativa correta:
Estação [do lat. statione]. S.f. 1. Cada um dos quatro períodos do ano que constam de três meses, dos quais dois começam nos solstícios e dois nos equinícios, e que se distinguem entre si pelas características climáticas: primavera, verão, outono e inverno. 2. Centro transmissor de rádio e televisão. 3. Local escolhido para determinada pesquisa ou observação para se colocar um marco ou uma baliza. (Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa)
a)O texto acima enfatiza a conotação em detrimento da denotação.
b)Para definir o termo estação, o Aurélio utiliza termos literais, o que faz com que o texto seja predominantemente denotativo.
c)O texto acima é literalmente conotativo, o que se pode observar, apenas, pelas definições de características climáticas do ano.
d)Na definição de estação, vista acima, predomina a noção de um lugar em que se opera o embarque e o desembarque de passageiros.
e)O texto acima apresenta características tanto denotativas quanto conotativas, caracterizando-se como um texto figurativo.

23. "O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem . Afetuosa porque geralmente o usamos para designar o que é agradável , aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido . E precavida porque também o usamos para desarmar certas palavras que , por sua forma original , são ameaçadores demais." [ Luiz Fernando Veríssimo , Diminutivos] A alternativa inteiramente de acordo com a definição do autor sobre diminutivo é:
a)Ser brotinho é sorrir dos homens e rir interminavelmente das mulheres.
b)Vamos bater um papinho.
c)Essa menininha é terrível.
d)Gosto muito de te ver , Leãozinho.
e)O iogurtinho que vale por um bifinho.

24. Sabemos que o Senso Comum, empregado nos discursos políticos, torna gerais idéias e conceitos, não respeitando, assim, as diferenças que existem entre os grupos de qualquer sociedade. A partir desse pressuposto, leia o seguinte fragmento:
Meu Governo está apagando a inflação da memória de todos.(Fernando Henrique Cardoso em cadeia de rádio e tv, fragmento extraído da revista Veja de 04.04.01).
Assinale a alternativa que não corresponde à fala do Presidente F.H.C.:
a)A fala de F.H.C é de Senso Comum, à medida que generaliza seu discurso.
b)A palavra memória, utilizada no fragmento, ganha caráter coletivo, deixando clara a intenção de que F.H.C. está se referindo a todo povo brasileiro.
c)O Presidente faz parecer que seu Governo vem eliminando o conceito de inflação da idéia de "toda nação brasileira".
d)Neste fragmento, F.H.C., evitando generalizações, utiliza o pronome TODOS para levar a crer que está se referindo a uma determinada parcela da população.
e)O Presidente afirma que está acabando com a inflação em todo país.


Pontuação instantânea:  

 

 Gabarito do seu teste simulado express

01 - D             02 - B            03 - E            04 - C              05 - B

06 - E            07 - A            08 - C             09 - D             10 - D

11 - E            12 - D             13 - B             14 - A             15 - B

16 - A             17 - D             18 - C              19 - B             20 - D

21 - C             22 - B             23 - D              24 - D                        

 Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100.  Exemplo:  certas  12/24 = 0,5x100 = 50%

Se você obteve uma média acima de 30%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

Fórum do Vestibular no Vestibuol

 
Educação a Distância
 


FÓRUM DO VESTIBULAR!
Faça parte de Fórum exclusivo sobre vestibular de uma rede se sites de vestibular com conteúdo único!
 
O Fórum é uma ferramenta para vestibulandos, professores, estudantes e interessados em geral sobre educação e vestibular.

Vestibuol





Vestibuol.com.br  -  O vestibulando OnLine

Desde 2002 trazendo conteúdo de vestibular - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por RR