Vestibuol Menu
  Área de atuação
  Mundo do Vestibular
  Cursinhos
  Teste e Simulados
  Faculdades
  Resumos
  Enem
  Artigos



  Web Mail
E-mail
Senha
 
SIMULADOS

Express 6

Este teste contém 24 questões, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final. O tempo máximo de duração é de 40 minutos. Caso queira pegue nosso cronômetro na Home. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador trabalhando off-line.
Boa Sorte !

 Questões

01. Um espelho plano, em posição inclinada, forma um ângulo de 45° com o chão. Uma pessoa observa-se no espelho, conforme a figura.

A flecha que melhor representa a direção para a qual ela deve dirigir seu olhar, a fim de ver os sapatos que está calçando, é: 

 


a)
A
b)B
c)C
d)D
e)

02.  Um caminhão está se deslocando em uma estrada plana, retilínea e horizontal. Ele transporta uma caixa com explosivos de 100 kg apoiada sobre o piso horizontal de sua carroceria, como mostra a figura. Num dado instante, o motorista é obrigado a frear o caminhão. Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre a caixa e o piso da carroceria vale 0,40, a máxima desaceleração a ser proporcionada para que a carga continue em repouso em cima do caminhão deverá ser:

a)2 m/s2
b)3 m/s2
c)1 m/s2
d)4 m/s2
e)5 m/s2

03. Um automóvel passou pelo marco 24km de uma estrada, às 12h e 07min, a seguir, passou pelo marco 28km da mesma estrada, as 12h e 11min. A velocidade média do automóvel, entre as passagens pelos dois marcos, foi de aproximadamente:
a)24
b)28
c)12
d)80
e)60

Texto para as questões 4,5 e 6

Um historiador da nossa língua , creio que João de Barros , põe na boca de um rei bárbaro algumas palavras mansas ,quando os portugueses lhe propunham estabelecer ali ao pé uma fortaleza dizia o rei que os bons amigos deviam ficar longe uns dos outros , não perto, para se não zangarem como as águas do mar que batiam furiosas no rochedo que eles viam dali.Que a sombra do escritor me perdoe , se eu duvido que o rei dissesse tal palavra nem que ela seja verdadeira. Provavelmente foi o mesmo escritor que a inventou para adornar o texto , não fez mal,porque é bonita ; realmente , é bonita . Eu creio que o mar então batia na pedra , como é seu costume , desde Ulisses e antes .Agora que a comparação seja verdadeira é que não .Seguramente há inimigos contíguos , mas também há amigos de perto e de peito . E o escritor esquecia (salvo se ainda não era do seu tempo)esquecia o adágio : longe dos olhos ,longe do coração . [Machado de Assis, Dom Casmurro]

04. A frases que exprime e o comentário do narrador sobre a citação do historiador é:
a)
Desde Ulisses , o mar batendo no rochedo representa os conflitos da amizade
b)
As palavras mansas aproximam os amigos , defendendo-os das intempéries
c)
A vizinhança fortalece a amizade , ao contrário do que ocorre entre o mar e o rochedo
d)
A constante proximidade entre amigos contribui para que a discórdia apareça.

05.  Assinale a alternativa em que o termo sombra tem o mesmo sentido presente no trecho "Que a sombra do escritor me perdoe"
a)Sentiu invadi-lo a sombra do passado
b)Das profundezas desse Reino, sobe a sombra ao meu encalço.
c)Recebeu-me de boa sombra, fazendo as honras da casa
d)Quem a vê e ouve , hoje , não a conhece , é uma sombra do que foi
e)A sombra da alegria não lhe ocultava a preocupação

06. No trecho,"...eu duvido que o rei dissesse tal palavra nem que ela seja verdadeira", o termo dissesse expressa uma:
a)continuidade
b)simultaneidade
c)impossibilidade
d)alternância
e)improbabilidade

07.  A substância A, na presença de luz solar , transforma-se na substância B que , por sua vez, no escuro se transforma em A .

Pelo esquema acima , pode-se afirmar que:
a)há uma interconversão de isômeros
b)a transformação de A em B libera energia
c)a luz converte uma cetona em um aldeído
d)no escuro , um ácido carboxílico é reduzido e uma cetona

08.  Podemos estimar o tipo de ligação entre átomos apenas com o uso da tabela periódica dos elementos, já que sabemos como a eletronegatividade dos elementos varia na tabela (é uma propriedade periódica). Sendo assim, o que você diria sobre o tipo da ligação química estabelecida entre átomos do grupo 17 (família 7A) e do grupo 2 (família 2A)?
a)É uma ligação metálica.
b)É uma ligação de Van der Waals.
c)É uma ligação iônica.
d)É uma ligação covalente polar.
e)É uma ligação covalente apolar.

09. Os pontos de ebulição dos halogênios são respectivamente: flúor = -118,0oC; cloro = -34,6oC; bromo = 58,8oC e iodo = 184,4oC. A explicação para esses valores situados numa faixa tão ampla reside na existência de forças intermoleculares sensivelmente diferentes nas quatro substâncias. As ligações entre moléculas de halogênios se fazem através de:
a)Forças resultantes da existência de momentos dipolares permanentes, que aumentam com o tamanho do átomo.
b)Forças resultantes do compartilhamento de elétrons, determinando a formação de um enlace covalente.
c)Forças de London, resultantes de momentos dipolares instantâneos, que diminuem com o aumento do tamanho do átomo.
d)Forças de London, resultantes de momentos dipolares instantâneos, que aumentam com o aumento do tamanho do átomo.
e)Forças resultantes da existência de momentos dipolares permanentes, que diminuem com o tamanho do átomo.

10.   A cada mês que passa, o valor de certo produto diminui de 35% em relação ao seu valor no mês anterior. Se V for o valor desse produto no primeiro mês, então o seu valor no oitavo mês será:
a)(0,35)7.V
b)(0,35)8.V
c)(0,65)6.V
d)(0,65)7.V
e)(0,65)8.V

11.  Na linguagem C, usada na programação de computadores, sabe-se que:
fabs(x) é o valor absoluto de x,
sqrt(x) é a raiz quadrada de x,
* é o operador multiplicação e
+ é o operador adição.
Pede-se calcular o valor da expressão: fabs(-3)*sqrt(25)+fabs(4)*sqrt(49)
a)23
b)34
c)43
d)24
e)n.d.a.

12. Sobre o preço de um carro importado incide um imposto de importação de 30%. Em função disso, o seu preço para o importador é de R$ 19.500,00. Supondo que tal imposto passe de 30% para 60%, qual será, em reais, o novo preço do carro, para o importador?
a)R$ 22.500,00
b)R$ 25.350,00
c)R$ 31.200,00
d)R$ 24.000,00
e)R$ 39.000,00

13.  Abaixo tem-se a tabela progressiva para o cálculo anual do Imposto de Renda de Pessoa Física:

Base de cálculo anual em R$

Alíquota %

Parcela a deduzirdo imposto em R$

Até 10.800,00

-  -
Acima de 10.800,00 até 21.600,00 15,0 1.620,00
Acima de 21.600,00 27,5 4.320,00
De acordo com essa tabela, se uma pessoa ganha R$ 8.800,00 ao longo de 1 ano, então ela está isenta de imposto de renda. Se outra pessoa ganha R$ 15.000,00 então, para calcular o imposto, ela deve fazer o seguinte cálculo: 15% de 15.000 menos 1.620, ou seja, 0,15x15.000 - 1.620 = 630.

A função f: R+ -> R+ que representa o imposto a ser pago em função da renda anual pode ser expressa da seguinte maneira:
a)f(x) = 0,15x b)
c)f(x) = 0,275x d)

e) f(x) = 15x


Texto para as questões de 14 à 16

Whatever happened to...?

“He made me realize I can accomplish just about anything.”

That’s how a former student characterizes Jaime Escalante, the dynamic math teacher who transformed a group of kids from the barrios of East Los Angeles into scholars bound for top colleges.

We told Escalante’s story in “The champ” (August 1983) and again in “Miracle worker of Garfield High” (January 1989), an excerpt drawn from a book that called him “the best teacher in America”. The Bolivian-born educator became even more of a celebrity when chronicled in the 1988 film Stand and Deliver. And while Escalante eventually took hismethods to other schools, he also hosted PBS’s award-winning “Futures with Jaime Escalante”, which became the network’s bestselling classroom video.

In 1998 Escalante retired with his family to Cochabamba, Boliva. But he hasn’t given up teaching. “That's impossible!”, he says. Now 70, Escalante teaches calculus at the Universidad del Valle.

Few people know Escalante’s motivational power better than Armando Islas, one of eight children born to Mexican immigrants. “I wasn’t into school”, he admits. “But Jaime taught me how to study and enjoy it.” Sparked by his teacher, Islas went to college and then dental school. He is now an oral surgeon near Los Angeles.
(From “Reader’s digest”, June 2001)

14.  A person who “can accomplish just about anything”:
a)manages to get almost anything he wants;
b)makes an unfulfilled effort to learn;
c)always performs difficult tasks;
d)is supposed to be an illiterate.

15. Escalante:
a)
still lives in the USA;
b)
is an outstanding influence on his students;
c)
wrote a chronicle which became a best-seller;
d)is a celebrity rather than an educator.

16.  Mark the question whose answer isn’t found in the text:
a)How long has he been teaching calculus?
b)Who was considered “the best teacher in America”?
c)When did he return to Bolivia?
d)How old is Escalante?
e)n.d.a.

17.  A figura abaixo representa uma célula da mucosa intestinal humana. Ela atua na produção e na eliminação de muco, uma substância lubrificante e protetora do revestimento do intestino.


Assinale a alternativa que designa o mecanismo de entrada dos aminoácidos, através da membrana plasmática, e que também mostra o percurso correto deles - no citoplasma - até a saída da célula:


a)osmose; retículo endoplasmático -> aparelho de Golgi -> grãos de secreção.
b)transporte ativo; aparelho de Golgi -> grãos de secreção -> lisossomos.
c)difusão; vacúolo -> retículo liso -> grãos de secreção -> aparelho de Golgi.
d)difusão; retículo endoplasmático granular -> aparelho de Golgi -> grãos de secreção.
e)osmose; retículo endoplasmático agranular -> grãos de secreção.

 

18. Analise a poesia abaixo e assinale a correta associação entre as colunas:

"o girino é peixinho do sapo
o silêncio é o começo do papo
o bigode é a antena de gato
o cavalo é pasto do carrapato
o leitão é o porquinho mais novo
a galinha é um pouquinho do ovo...
...engordar é a tarefa do porco
o escuro é a metade da zebra
as raízes são as veias da seiva
o potrinho é o bezerro da égua
a batalha é o começo da trégua
papagaio é um dragão miniatura"
   
I) o girino é peixinho do sapo
II) o cavalo é pasto do carrapato
III) engordar é a tarefa do porco
IV) as raízes são as veias da seiva
V) bactérias num meio é cultura
VI) o potrinho é o bezerro da égua
VII) a galinha é um pouquinho do ovo
VIII) começo do corpo
A) multiplicação das células
B) metabolismo dos lipídeos
C) hereditariedade
D) parasita hematófago
E) metamorfose
F) aquele que mama
G) circulação fechada
H) procariontes

a)I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E, VI-F, VII-G, VIII-H
b)I-G, II-B, III-H, IV-A, V-F, VI-C, VII-E, VIII-D
c)I-E, II-D, III-B, IV-G, V-H, VI-F, VII-C, VIII-A
d)I-E, II-H, III-G, IV-A, V-D, VI-F, VII-B, VIII-C
e)I-H, II-G, III-F, IV-E, V-D, VI-C, VII-B, VIII-A

19.  A Igreja, durante a Idade Média, guiava todos os movimentos do homem, do batismo ao serviço fúnebre. A Igreja educava as crianças; o sermão do pároco era a principal fonte de informações sobre os acontecimentos e problemas comuns. A Paróquia constituía uma importante unidade de governo local, coletando e distribuindo as esmolas que os pobres recebiam. (Christopher Hill. A Revolução Inglesa de 1640).
Considerando as afirmações do trecho acima e seus conhecimentos sobre o assunto abordado, assinale a alternativa incorreta:
a)A maioria da população do ocidente já havia sido cristianizada no início da Idade Média e se encontrava submetida à sua doutrina e à autoridade do papa.
b)A Igreja Católica era uma instituição com diminuta influência sobre as populações européias durante a Idade Média, se comparada com a sua importância durante o Império Romano.
c)Surgido no Oriente, o cristianismo não se propagou de modo muito significativo na região em que nasceu e viveu Jesus Cristo, só tornando-se uma religião organizada e com grande número de seguidores quando foi difundida em Roma.
d)Nos primeiros séculos do Império Romano, os cristãos foram perseguidos, mas ao final do século IV tornou-se a religião oficial dos romanos
e)A Igreja Católica era uma das maiores proprietárias de terra no mundo medieval.

20.  “O tempo das descobertas foi, ainda, o tempo de Lutero, Calvino, Erasmo, Thomas Morus, Maquiavel, ...Leonardo da Vinci, Michelangelo, Van Eyek, da Companhia de Jesus...” (Adauto Novaes, Experiência e destino.) O período e os nomes citados no texto correspondem a:
a)cultura do Renascimento e do Iluminismo, reformas da política Absolutista e difusão do paganismo.
b)cultura do Renascimento científico e artístico italiano, política Iluminista e Humanista e Contra-reforma religiosa.
c)cultura do Renascimento artístico e científico, Despotismo Esclarecido e políticas de liberdade religiosa.
d)cultura do Renascimento e Humanismo, política Absolutista, Reforma e Contra-reforma.
e)cultura Iluminista e Renascentista, política do Absolutismo Real e Reforma Presbiteriana.

21.  Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. a fé religiosa em nada contribuiu para a expansão marítima, uma vez que Portugal era um país católico, e a teoria de que Deus premiava com a riqueza aqueles com quem queria passar a eternidade é da autoria de Calvino, um dos líderes da Reforma Protestante.
II. o empenho da Coroa Portuguesa em expandir as rotas e a atividade do comércio explica-se pela possibilidade do aumento da arrecadação de impostos sobre essa atividade.
III. os europeus atropelaram a cultura dos povos que encontraram à frente em seu processo de expansão marítima, impondo a estes sua língua, sua religião e seus valores.
IV. Genoveses e venezianos levaram a pior na disputa pela hegemonia comercial pelo Atlântico com portugueses e espanhóis.
a)I, II e IV estão corretas.
b)II, III e IV estão corretas.
c)II e III estão corretas.
d)I, II e III estão corretas.
e)todas estão corretas.

22.  Observe a figura a seguir e assinale a alternativa correta:

a)A área I corresponde à Planície do rio Paraná, pois, segundo a definição de planície, a área recebe mais sedimentos do que perde;
b)As áreas I e II correspondem, respectivamente, aos Planaltos e chapadas da bacia do rio Paraná e à Depressão Periférica;
c)
As áreas II e I correspondem, respectivamente, à Depressão Periférica e Planaltos e serras do leste-sudeste;
d)
As áreas I e II correspondem, respectivamente, aos Planaltos e serras cristalinas do leste-sudeste e Planaltos e bacias do Paraná;
e)
A área III foi formada por processo epirogênico. É uma área de dobramentos modernos, onde ocorreu subducção em função da intensa ação tectônica.

23. Leia atentamente os dois textos abaixo:
I - Depois de recuperar o atraso militar em relação aos EUA, ao conseguir a bomba atômica, a URSS parecia superar, pelo menos em alguns planos, seu adversário, como quando enviou o primeiro satélite tripulado ao espaço, primeiro com um animal, depois com um astronauta. Tudo isso ocorreu ao longo dos anos 50. ... A URSS parecia ingressar numa nova etapa de sua história ... Nikita Kruchev, o sucessor de Stalin, chegou a ameaçar o Ocidente, afirmando que em dez anos a URSS teria ultrapassado economicamente os EUA, a maior potência capitalista. (Emir Sader. Século XX: uma biografia não-autorizada. São Paulo: Fund. Perseu Abramo, 2000, p. 62).
II - A Perestroika representava o ressurgimento e a depuração das idéias de Outubro [1917], a sua realização na prática. Hoje eu diria que tal afirmação continha tanto uma parcela de verdade quanto uma de ilusão. A verdade consistiu em que nós realmente queríamos devolver o poder ao povo. ... Já a ilusão consistiu em que eu, como a maioria, supúnhamos: nós podemos atingir esse objetivo aperfeiçoando o sistema existente. No entanto, logo ficou claro: a crise, que atingiu o país no fim dos anos 70 e início dos 80, não tinha caráter parcial e sim caráter sistêmico. A lógica do desenvolvimento levou à necessidade não de aperfeiçoar o sistema, mas de intervir em suas próprias bases.(Mikhail Gorbatchov, in: Estudos Avançados. IEA-USP. Vol. 12, n. 32, 1998, pp. 16-17).
Assinale a alternativa correta:
a)a URSS conseguiu ultrapassar tecnologicamente os Estados Unidos, mas a corrupção por parte da burocracia não permitiu que o país mantivesse tal liderança, com isso comprometeu os recursos necessários para a URSS manter-se na liderança mundial.

b)
Gorbatchov obteve grande sucesso econômico com a perestroika, mas os militares da "linha dura" continuaram utilizando os parcos recursos no desenvolvimento de armas nucleares e isso minou a estabilidade soviética.
c)
O desaparecimento da URSS, em 1991, deveu-se apenas a fatores políticos e não econômicos.
d)
O sistema econômico soviético teve seus maiores êxitos nos anos 50, no entanto nas décadas seguintes revelou-se não duradouro, pois a maior parte do orçamento foi comprometida com armamentos e não com desenvolvimento de novas tecnologias, e a perestroika foi uma tentativa de reformar a economia, mas não teve sucessos.
e)
O fim da URSS representou a incapacidade do sistema socialista, que nunca conseguiu obter nenhum êxito econômico real capaz de se consolidar como alternativa ao capitalismo, desde sua implantação na URSS, no final do século XIX.

24. São ocorrências marcantes da Guerra Fria, exceto:
a)a fundação da OTAN e do Pacto de Varsóvia.
b)a crise dos mísseis em Cuba e do Muro de Berlim.
c)a divisão da Coréia e da Alemanha.
d)as revoluções soviética e chinesa.
e)o Plano Marshall e a fundação da OEA.


Pontuação instantânea:  

 

 Gabarito do seu teste simulado express

01 - B             02 - D            03 - E            04 - C              05 - B

06 - E            07 - A            08 - C             09 - D             10 - D

11 - C            12 - D             13 - D             14 - A             15 - B

16 - A             17 - D             18 - C              19 - B             20 - D

21 - C             22 - B             23 - D              24 - D                        

 Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100.  Exemplo:  certas  12/24 = 0,5x100 = 50%

Se você obteve uma média acima de 30%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

Fórum do Vestibular no Vestibuol

 
Educação a Distância
 


FÓRUM DO VESTIBULAR!
Faça parte de Fórum exclusivo sobre vestibular de uma rede se sites de vestibular com conteúdo único!
 
O Fórum é uma ferramenta para vestibulandos, professores, estudantes e interessados em geral sobre educação e vestibular.

Vestibuol





Vestibuol.com.br  -  O vestibulando OnLine

Desde 2002 trazendo conteúdo de vestibular - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por RR