Vestibuol Menu
  Área de atuação
  Mundo do Vestibular
  Cursinhos
  Teste e Simulados
  Faculdades
  Resumos
  Enem
  Artigos



  Web Mail
E-mail
Senha
SIMULADOS

Express 5

Este teste contém 24 questões, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final. O tempo máximo de duração é de 40 minutos. Caso queira pegue nosso cronômetro na Home. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador trabalhando off-line.
Boa Sorte !

 Questões

01. As funções citoplasmáticas podem ser agrupadas em três categorias principais:
I - movimentos celulares
II - produção e transporte de macromoléculas
III - metabolismo energético

Relacionando a(s) função(ões) com as estruturas envolvidas, está correto afirmar:   Função - Estruturas
a)
I - centríolos, cilios, flagelos, cloroplastos e mitocôndrias
b)
I e II - retículo endoplasmático granular e aparelho de Golgi
c)
II - vacúolos, grãos de secreções e lisossomos
d)
II - retículo endoplasmático (granular e agranular) e o aparelho de Golgi
e)III - somente os cloroplastos

02.  


O esquema acima mostra dois processos bioenergéticos das células eucarióticas nas suas respectivas estruturas citoplasmáticas, que podem ser comparados, isto é, a quantidade relativa do gás liberado na fotossíntese é usado na respiração e a quantidade relativa do gás liberado na respiração utilizado na fotossíntese. Esse entendimento é conhecido conceitualmente como ponto de compensação fótico (P.C.) ou luminoso, representado graficamente, a seguir:


Numa mata existe competição para a absorção da radiação solar entre as espécies de vegetais. Aquelas que necessitam de muita luz são conhecidas como heliófilas ou plantas de sol, enquanto outras estão adaptadas à baixa intensidade luminosa, chamadas de umbrófilas ou plantas de sombra, conforme pode ser observado alguns exemplos na tabela abaixo:

Heliófilos	Umbrófilos

jacarandás	capim

seringueiras	musgos

castanheiras	samambaias

coqueirais	orquídeas
Assinale a alternativa que apresenta, COMPARATIVAMENTE, aqueles vegetais que atingem primeiro o ponto de compensação fótico:
a)jacarandás e seringueiras
b)samambaias e orquídeas
c)castanheiras e coqueirais
d)jacarandás e castanheiras
e)jacarandás e coqueirais

03. ...a hipótese simbiótica, propõe que mitocôndrias e cloroplastos (organismos procarióticos, até então), tenham penetrado no interior da célula eucariótica como uma forma de parasitismo que se transformou em uma relação de cooperação mútua...

Ciências Biológicas, volume 1
Maurício Marczwski e Eduardo Vélez (adaptado)


Sabemos que as mitocôndrias estão presentes no citoplasma de células animais, células vegetais e nos fungos, enquanto os cloroplastos são encontrados em células fotossintetizantes.

Baseado nessas informações, podemos concluir que as vantagens às quais as mitocôndrias oferecem às células hospedeiras e o que elas proporcionam às organelas são as seguintes:
a)as mitocôndrias realizam a digestão intracelular, fenômeno fundamental para a vida da célula. A célula fornece às mitocôndrias alimento e proteção.
b)as mitocôndrias realizam respiração, liberando energia, que será utilizada pela célula. A célula, por sua vez, fornece às mitocôndrias o seu material genético que lhes proporciona a capacidade de autoduplicação.
c)as mitocôndrias realizam fotossíntese, liberando energia, que será utilizada para a manutenção da vida da célula. A célula fornece às mitocôndrias o seu material genético que lhes dá a capacidade de autoduplicação.
d)as mitocôndrias realizam síntese de proteínas, que são fundamentais para a vida da célula. A célula fornece às mitocôndrias energia para suas atividades.
e)as mitocôndrias realizam respiração, liberando energia, que será utilizada na manutenção da vida da célula. A célula fornece às mitocôndrias alimento e proteção.

04. Um bloco de massa de 2,0 kg, ao receber toda energia térmica liberada por 1000 gramas de água que diminuem a sua temperatura de 1°C , sofre um acréscimo de temperatura de 10°C. O calor específico do bloco, em cal/g°C , é:
a)
0,1
b)
0,15
c)
0,05
d)
0,2
e)
0,01

05.  O professor Marcelo quer construir um termômetro M com um líquido confinado num tubo extremamente "fino" e fechado. Para calibrar o termômetro, mediu a altura da coluna do líquido em duas situações:

I - no ponto de fusão do gelo (2 cm);
II - no ponto de ebulição da água (22 cm).

Sabendo que o ponto de fusão do gelo é 0°C e o ponto de ebulição da água é 100°C, qual seria a temperatura correspondente em °C no momento em que o termômetro M indicasse 10 cm?
a)4°C
b)40°C
c)8°C
d)80°C
e)20°C

06. Na figura a seguir, são apresentados dois blocos de massas idênticas ligados por um fio. Eles estão apoiados sobre uma superfície lisa e horizontal. A força máxima a que esse fio pode resistir é de 40 N. Qual é então a força F, indicada na figura, que posso aplicar sem romper o fio?

a)100N
b)10N
c)20N
d)40N
e)80N

07.  Com o intuito de economizar energia, no verão o Brasil adota o chamado "Horário de Verão". Nos Estados em que isso ocorre, adianta-se os relógios em uma hora, alterando-se as relações de fusos horários no país, já que nem todos os estados adotam o horário de verão.
Assinale a alternativa INCORRETA.
a)Alguns Estados precisam adotar o horário de verão, pois estão situados em áreas de altos índices pluviométricos e de nebulosidade que ocasionam fraca luminosidade em todas as estações do ano.
b)Os Estados que adotam o horário de verão não são fixos. De ano a ano variam o número de Estados que adotam o horário de verão. Em 2000, por exemplo, o Estado de Rondônia, localizado na faixa equatorial adotou o horário de verão.
c)Há Estados que não adotam o horário de verão, pois estão localizados em latitudes que lhes possibilitam amplas condições de luminosidade natural durante todo o ano.
d)No hemisfério sul, quando é verão o dia tem maior período de iluminação. Assim, no Brasil, adota-se a política de se adiantar em uma hora os relógios de vários Estados brasileiros para aproveitar totalmente esta luz natural.

08. As províncias geológicas brasileiras são predominantemente:
a)Morros e bacias sedimentares.
b)Dobramentos modernos e planícies.
c)Escudos cristalinos e bacias sedimentares.
d)Dobramentos modernos e depressões.
e)Placa continental e escudos cristalinos.

09. Muito embora o fim da Guerra Fria tenha significado o fim da bipolaridade ideológica e início de uma fase multipolar de relações internacionais, o mundo, ainda vive hoje, uma bipolaridade que apresenta uma linha bem definida, que divide os países em dois grandes grupos:
a)Os países de economia socialista e os países de economia capitalista.
b)Os países industrializados e os países não industrializados.
c)Os países do leste europeu e os países do extremo ocidente.
d)Os paises ricos do norte e países pobres do sul.
e)Os países do Alca e os países da União Européia.

10.  Todavia o Império Bizantino sobreviveu; e isso suscita uma questão. Por que esse domínio oriental, bizantino, teve uma história tão diferente de seu correspondente ocidental? Ao invés de ruir no século V, continuou existindo (...) até a queda final (...), em 1453.
(Michael Grant, História Resumida da Civilização Clássica, Rio de Janeiro: Zahar, 1994.)

O trecho acima faz alusão à sobrevivência da porção oriental do Império Romano, contrapondo a queda do Império Ocidental ocorrida em 476. Podemos apontar, dentre as razões que motivaram tal fato:
a)a penetração lenta e controlada das populações bárbaras na região do Oriente, sendo, deste modo, inexistente qualquer possibilidade de enfraquecimento militar.
b)o maciço investimento realizado pelo Senado Romano na região, já que a porção ocidental do Império apresentava sinais de debilidade política irreversíveis;
c)a inexistência absoluta de mão de obra escrava na região, já que a prosperidade das atividades comerciais possibilitou o advento do assalariamento;
d)a prosperidade comercial da região, que possibilitou, dentre outros aspectos, a contenção das invasões bárbaras que assolaram o Ocidente;
e)o absoluto desinteresse das populações não romanas (bárbaras) pelo Oriente, já que este jamais apresentou sinais de auto-sustentação econômica;

11.  Um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados..., subordinados uns aos outros por uma hierarquia dá vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver. (Jacques Le Goff)
O texto acima descreve características da sociedade:
a)egípcia
b)grega
c)neolítica
d)romana
e)feudal

12. Condenados por um sistema tributário injusto e por um fiscalismo brutal, a única saída viável para a elite colonial endividada com a metrópole, foi naquele momento a concepção de uma rebelião de cunho separatista. Com certeza a região das minas não suportaria a devassa que estava para ser decretada. Daí a facilidade com que as idéias liberais e republicanas penetraram nas elites e em alguns segmentos médios da sociedade mineira do século XVIII.
O texto acima está se referindo especificamente a:
a)Refere-se à revolução de 1817 em Pernambuco de ideais republicanos.
b)A Conjuração baiana de 1798 onde segmentos populares lideram o movimento nitidamente republicano e liberal.
c)A revolta de 1720 encabeçada por Felipe dos Santos contra a instauração das Casas de Fundição na região das minas.
d)Ao movimento da Inconfidência Mineira que assume a forma não só de protesto contra os excessivos impostos metropolitanos, mas também como forma de idealização de uma nova nação independente de Portugal.
e)Aos movimentos Nativistas desencadeados nos séculos XVII e XVIII principalmente em regiões dominadas pelas companhias de comércio metropolitanas.

13.  Sejam a, b e c as raízes da equação 2x3 – 3x2 + x – 4 = 0.
A soma 1/a + 1/b + 1/c é igual a:
a)1/2
b) 1
c)–1/2
d)1/4
e)–1/4

14.  Se 

então:
a)2/3 £ y £ 2
b)2 £ y £ 6
c)1/3 £ y £ 4/3
d)–1 £ y £ 1
e)–2 £ y £ 2

15. Num programa transmitido diariamente, uma emissora de rádio toca sempre as mesmas dez músicas, mas nunca na mesma ordem. Para esgotar todas as prováveis seqüências dessas músicas serão necessários aproximadamente:
a)
10 dias
b)
100 séculos
c)
Um século
d)10 séculos
e)
10 anos

O texto a seguir refere-se às questões de 16 a 18

A New Drug Problem

Brazil has a big new drug problem. Latin America's largest nation was once relegated to the vaguely status of a "transit country," a pit stop between the coca fields of the Andes and connoisseurs in upmarket Miami or London. Not anymore. Drug experts say domestic consumption-especially of cocaine-is growing, whether snorted from dollar packets, papelotes, in the favelas or expensive mirrors in sophisticated flats. The large quantity of money involving this business is corrupting legislators, and even damaging the economy. No longer can Brazil blame only the appetites of gringos for supporting South America's drug industry; it now has to contend with its own evident consumption. "Ten years ago drugs were confined to the major cities," says Argemiro Procopio, a professor at the University of Brasilia. "Now they are everywhere."

16.  According to the passage, the money obtained from cocaine:
a)is corrupting politicians and putting the economy at risk.
b)is being used in the favelas in Rio.
c)
is refraining domestic consumption.
d)
is helping people in London and Miami.
e)is giving to the drug dealers a new status in the Brazilian society.

17.  According to the text:
a)Brazilian cocaine is now being consumed in London.
b)Brazil has become a great producer of cocaine.
c)The Brazilian authorities can't fight against the drug problem.
d)The consumption of cocaine in Brazil is growing fast.
e)The big new drug problem of Brazil is the status of a "transit country".

18. Choose the alternative that best explains the sentence: "ten years ago drugs were confined to the major cities. Now they are everywhere".
a)The use of drugs is not a problem of great importance in the major cities.
b)The use of drugs has decreased in the major cities but has increased in other places.
c)Drugs like cocaine have been spread to every place in Brazil, and not only to the big cities.
d)It's impossible to control the drug business in Brazil.
e)The drug problem is still confined to the major cities.

Agora, preste atenção no anúncio a seguir:

Venha ver na Bienal arte que Dali e Schwitters
fizeram para escandalizar
a arte.

Sala Dadaísmo Surrealismo
na XXIV Bienal.

(anúncio adaptado da revista: Bravo!)

19.  Identifique a afirmação correta a respeito do anúncio acima:
a)Se o primeiro verbo estivesse no plural ("Venham"), não haveria mais imperativo e o sujeito seria indeterminado.
b)O sujeito de "Venha" é oculto (você); e o sujeito de "fizeram" é composto, sendo os núcleos Dali e Schwitters.
c)O sujeito de "Venha" é indeterminado, assim como o de "fizeram", porque esses verbos se encontram na terceira pessoa.
d)O sujeito de "Venha" é a expressão "ver na Bienal a arte".
e)O sujeito de "Venha" é "ver"; e o sujeito de "fizeram" é composto Dali e Schwitters.

20.  A seguir temos um trecho do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. Sabemos que nele o narrador faz um relato cômico e irônico dos costumes populares da sociedade carioca do início do século XIX. A narrativa gira em torno do anti-herói, Leonardo, exemplo do primeiro malandro brasileiro:

Como sempre acontece a quem tem muito onde escolher, o pequeno a quem o padrinho queria fazer clérigo mandando-o a Coimbra, a quem a madrinha queria fazer um artista metendo-o na Conceição, a quem D. Maria queria fazer rábula arranjando-o em algum cartório, e a quem enfim cada conhecido ou amigo queria dar um destino que julgava mais conveniente às inclinações que nele descobria, o pequeno, dizemos, tendo tantas coisas boas, escolheu a pior possível: nem foi para Coimbra, nem para Conceição, nem para cartório algum; não fez nenhuma destas coisas, nem também outra qualquer; constituiu-se um completo vadio, vadio-mestre, vadiotipo.

Memórias de um Sargento de Milícias.
Manuel Antonio de Almeida.

Vejamos, segundo um estudo sociológico, o que compõe o "malandro":
As seqüelas da problemática integração do negro na sociedade de classes, servem perfeitamente à explicação das resistências ao trabalho em meio a uma população que não via sua finalidade moral ou prática. No interstício entre o capital e o trabalho surge o espaço do malandro. O compositor popular urbano, ele mesmo localizado neste interstício, capta com intuição a pouca vantagem do trabalho e exalta a malandragem como possibilidade de liberdade e prazer.

Malandragem e identidade.
Roberto S. C. Moreira

A partir dessas leituras assinale a alternativa que não corresponde a um entendimento possível sobre as personagens da obra:
a)Poderíamos tomar Leonardo como um exemplo do malandro da época: um vadio que busca liberdade e prazer, vivendo dos "arranjos" sociais.
b)Muitas das personagens são apresentadas ao leitor por meio da profissão que exercem: parteira, barbeiro, meirinho.
c)O livro apresenta-nos personagens "tipos", isto é, estereótipos dos variados componentes da sociedade do Rio de Janeiro no início do século XIX.
d)Leonardo, um anti-herói, contrasta com os romances românticos da época. É uma perso-nagem complexa que passa por dramas de consciência.
e)Leonardo é uma personagem simples que não passa por dramas de consciência. Suas ações são tomadas a partir das circunstâncias e dos arranjos sociais.

21.  Conta Rubem Braga o conselho que um antigo lhe deu certa vez:: "Olhe, Rubem, faça como eu , não tope parada com a gramática." Tratando Rubem por tu e respeitando o padrão culto , o amigo deveria dizer:
a)Olha, Rubem ,faças como eu , cuide de seguir a gramática
b)Olhai, Rubem,faze como eu , não te ás atemorizar com a gramática
c)Olha, Rubem , faz como eu , não desafies a gramática
d)Olhai, Rubem , faz como eu, não enfrente a gramática
e)Olhe, Rubem , faças como eu , evita fugir `a gramática

22.  Relativamente às substâncias HF e NaF, fazem-se as seguintes afirmações:
(Dados: H(Z = 1); Na(1A) e F(7A))
I. Pertencem à mesma função inorgânica.
II. Somente o HF forma pontes de hidrogênio.
III. O HF é molecular, enquanto o NaF é uma substância iônica.
IV. Apresentam o mesmo tipo de ligação em sua estrutura.
São corretas apenas:
a)I e IV
b)II e III
c)II e IV
d)I e II
e)I e III

23. Das alternativas abaixo, há um único hidrocarboneto que, por combustão incompleta, produz 10 mols de monóxido de carbono e 10 mols de água por mol do hidrocarboneto queimado. O nome oficial desse hidrocarboneto e a quantidade em mols de oxigênio necessário para a queima estão representados na alternativa:
a)hexametil-benzeno; 10 mols de O2
b)2,2,4-trietil-pentano; 20 mols de O2
c)2,2,4-trimetil-penteno; 20 mols de O2
d)1,5-dimetil-cicloctano; 10 mols de O2
e)decano; 20 mols de O2

24. A figura abaixo representa três etapas de uma experiência em que ocorre reação química entre dois gases incolores (NO e O2) ,à mesma temperatura e pressão e contidos em seringas separadas .Após a mistura , houve consumo total dos reagentes com formação de um produto gasoso marrom, nas mesmas condições de pressão e temperatura dos reagentes.

Se a reação química que ocorreu for representada por
mNO + nO2 -> pNxOy
os coeficientes estequiométricos , m,n e p deverão ser, respectivamente:

  a)4,3,2
  b)2,1,1
  c)1,2,1
  d)2,1,2
  e)4,1,2

 


Pontuação instantânea:  

 

 Gabarito do seu teste simulado express

01 - D             02 - B            03 - E            04 - C              05 - B

06 - E            07 - A            08 - C             09 - D             10 - D

11 - E            12 - D             13 - D             14 - A             15 - B

16 - A             17 - D             18 - C              19 - B             20 - D

21 - C             22 - B             23 - D              24 - D                        

 Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100.  Exemplo:  certas  12/24 = 0,5x100 = 50%

Se você obteve uma média acima de 30%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

Fórum do Vestibular no Vestibuol

 
Educação a Distância
 


FÓRUM DO VESTIBULAR!
Faça parte de Fórum exclusivo sobre vestibular de uma rede se sites de vestibular com conteúdo único!
 
O Fórum é uma ferramenta para vestibulandos, professores, estudantes e interessados em geral sobre educação e vestibular.

Vestibuol





Vestibuol.com.br  -  O vestibulando OnLine

Desde 2002 trazendo conteúdo de vestibular - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por RR