Vestibuol Menu
  Área de atuação
  Mundo do Vestibular
  Cursinhos
  Teste e Simulados
  Faculdades
  Resumos
  Enem
  Artigos



  Web Mail
E-mail
Senha
 
A HORA DA DECISÃO

Saiba escolher com segurança

1. A hora da escolha
Você vai escolher melhor se levar em conta que toda decisão envolve riscos e perdas. Fique ligado.

2.Como escolher uma profissão?
Cuidado com tabus.  A escolha  é determinada por muitos fatores  e é  importante buscar mais informações.

3.As expectativas dos outros
Saiba separar as suas expectativas das dos outros, entre ela aspectos financeiros, tradição, sucesso ou contribuição social. 

4. Quais são as influências?
É melhor fazer o que gosta ou ter retorno financeiro? Quais meios de comunicação constroem meus esteriótipos?

5. Sua opinião sobre as áreas profissionais
Cuidado com tabus. Pensar que uma profissão universitária é melhor que uma técnica é o mesmo que dizer que quem escolhe a área de exatas é mais inteligente e calculista.

6.Conheça você mesmo
Nossas habilidades e gostos mudam ao longo da vida. É importante conhecê-los para escolher com mais segurança.

7. A formação profissional
A faculdade não é o único caminho para o mercado de trabalho e para a realização profissional. Conheça outras opções.

8. Conheça as profissões
Existem várias áreas de atuação como artística, de entretenimento, científica e tecnológica. Veja em nosso site, separamos 101 carreiras para você.

9. Escolha as profissões que mais lhe interessam
Conhecendo a sí mesmo e as áreas de atuação, procure sempre mais sobre as carreiras que mais lhe interessam.

10. Testes Vocacionais
Os testes vocacionais devem ajudá-lo a conhecer suas habilidades e gostos. Você não é obrigado a definir uma profissão. Tome cuidado, portanto, com os testes que indicam a carreira ideal. Lembre-se de que os questionários são padronizados, e as pessoas não.

 

Saiba mais... porque não é tão simples assim escolher

1. A escolha da profissão não é tão simples como decidir sobre o que almoçar. Na verdade o estudante vê mais da metade de sua vida em jogo. Ele passará, no mínimo, oito horas no trabalho, às vezes mais tempo do que em casa. Se você não gostar do próprio trabalho, vai se torturar todo dia.

2. Não é uma escolha pura e simples, mas consiste sim em um processo de escolha, que deve desfazer ilusões e fazê-lo tomar consciência, já que terá de optar por algo que nunca experimentou.

3. Em geral, o nome das carreiras não esclarece a área de atuação do profissional, ou o conteúdo dos cursos. É fundamental, nesse caso pesquisar e até conversar com quem trabalha na área ou profissão e descobrir como é seu dia-a-dia.

4. Visite algumas instalações das faculdades e converse com alunos, que também vão contribuir na hora de decidir. Confira se a faculdade está atualizada e se há boas oportunidades de projetos de pesquisas ou para estágios.

5. Avalie o campo de trabalho da área pretendida. Por exemplo, no caso da computação, o campo de trabalho é imenso. Área recente, a Internet acabou ampliando ainda mais o mercado de trabalho.

6. Veja e compare as grades de disciplinas dos cursos, procure consultá-las antes de decidir. Não hesite em utilizar a Internet. Em nosso site você conhece um pouco de cada, e ainda, todas as grandes universidades possuem páginas apresentando seus cursos.

7. Conheça melhor sua personalidade e os fatores que possam influenciar na sua escolha, como pressão familiar, diversos preconceitos e se será possível ser pelo menos feliz no que se faz.

8. No caso de ainda continuar em dúvida e para um melhor esclarecimento quanto à orientação vocacional, procure um profissional da área.

9. O importante é fazer uma escolha consciente. Para isso, busque saber um pouco mais sobre você mesmo e sobre os caminhos que pode tomar. Isso o ajudará na hora da decisão.

Fórum do Vestibular no Vestibuol

 
Educação a Distância
 


FÓRUM DO VESTIBULAR!
Faça parte de Fórum exclusivo sobre vestibular de uma rede se sites de vestibular com conteúdo único!
 
O Fórum é uma ferramenta para vestibulandos, professores, estudantes e interessados em geral sobre educação e vestibular.

Vestibuol





Vestibuol.com.br  -  O vestibulando OnLine

Desde 2002 trazendo conteúdo de vestibular - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por RR